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Vendas no varejo (mai/21)

07/07/2021

Bottom line:  As vendas no varejo frustraram levemente as expectativas em maio, tanto na métrica restrita como na ampliada, ainda que mantendo expansão na margem e forte crescimento na métrica interanual. O varejo restrito avançou +1,4% no mês e +16,0% em relação a maio de 2020, ao passo em que o varejo ampliado avançou +3,8% mensal e +26,2% interanual. Ainda que mais fracos do que o esperado, os resultados de maio confirmaram a força do varejo durante o segundo trimestre. Os indicadores antecedentes de junho ainda sugerem um resultado robusto, mas a situação começará a mudar no terceiro trimestre, com exaustão da base comparativa favorável e forte desaceleração da renda (real) disponível das famílias, principalmente pela inflação mais elevada. Tais realizações já fazem parte de nosso cenário base e não modificam a nossa expectativa de crescimento do PIB no entorno de 5,0% em 2021.

As vendas no varejo frustraram levemente as expectativas em maio, tanto na métrica restrita como na ampliada, ainda que mantendo expansão na margem e forte crescimento na métrica interanual. O varejo restrito avançou +1,4% no mês, consistente com uma expansão interanual de +16,0%. Ambos os resultados foram inferiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente +2,3% e +17,5%), ressaltando que houve nova revisão da série ajustada sazonalmente (em abril, a expansão mensal passou de +1,8% para +4,9%). O forte resultado interanual ainda é consequência do efeito base gerado pela eclosão da Covid em 2020, o que arrefecerá nas próximas divulgações; no acumulado em 12 meses, a expansão do varejo restrito acelerou para +5,4% (tabela 1). 

Na métrica mensal, a imensa parte das categorias registrou expansão, à exceção de “artigos farmacêuticos” (-1,4% mensal e +18,9% interanual). Os principais destaques positivos ocorreram em “vestuário” (+16,8%), combustíveis (+6,9%) e “outros artigos de uso pessoal” (+6,7%). Ressalta-se, por fim, que “hipermercados e supermercados” registraram pequena expansão na margem (+1,0%), mas continuam em contração interanual (-4,1% em maio, depois de -1,8% em abril); com avanço da inflação em 12 meses e base comparativa desfavorável no meio do ano, é de se esperar que esta categoria do varejo entre em terreno negativo em breve.

O varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) também surpreendeu negativamente, com expansão de +3,8% mensal e +26,2% interanual. Ambos os resultados foram mais fracos do que a mediana das expectativas de mercado (respectivamente +4,7% e +27,1%), novamente com revisão da série ajustada sazonalmente (em abril, a expansão mensal passou de +3,8% para +5,4%). No acumulado em 12 meses, o crescimento do varejo ampliado avançou para +6,8%. Na métrica mensal, observamos importante expansão na margem em material de construção (+5,0% mensal e +25,6% interanual), com avanço também em veículos automotores (+1,0% mensal e +71,8% interanual). Em ambos os casos, a expansão mensal segue forte expansão no mês anterior e relevante crescimento interanual que é motivado pela base comparativa favorável (tabela 1).
Ainda que mais fracos do que o esperado, os resultados de maio confirmaram a força do varejo durante o segundo trimestre, perceptível especialmente na métrica ampliada. Os indicadores antecedentes de junho ainda sugerem um resultado robusto, mas a situação começará a mudar no terceiro trimestre com a exaustão da base comparativa favorável e a forte desaceleração da renda disponível das famílias ao combinar, principalmente, uma inflação mais elevada e um menor crescimento da renda nominal. Tais realizações já fazem parte de nosso cenário base e não modificam a nossa expectativa de crescimento do PIB no entorno de 5,0% em 2021.
Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)
Pesquisa Mensal de Comércio
mai-21abr-21
MsMAsAac. 12mMsMAsAac. 12m 
Varejo restrito1.4%16.0%5.4%4.9%23.7%3.6%
Combustíveis e lubrificantes6.9%19.6%-4.3%2.9%19.4%-7.4%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo1.0%-4.1%1.5%-1.4%-1.8%2.6%
Tecidos, vestuário e calçados16.8%165.3%-3.9%6.2%300.7%-15.0%
Móveis e eletrodomésticos0.6%22.5%18.9%19.0%71.1%16.3%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos-1.4%18.9%13.9%0.1%34.0%12.1%
Livros, jornais, revistas e papelaria1.4%59.3%-31.2%8.5%96.0%-36.4%
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação3.3%32.7%-4.2%11.5%46.7%-9.4%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico6.7%59.7%19.2%22.5%104.6%13.7%
Varejo ampliado3.8%26.2%6.8%5.4%40.9%3.5%
Veículos, motocicletas, partes e peças1.0%71.8%4.1%20.3%131.6%-3.7%
Material de construção5.0%25.6%23.7%8.2%44.3%21.0%
Fonte: IBGE
Elaboração: BRCG