BRCG

Brasil – Pesquisa mensal de serviços (mar/21)

12/05/2021

O volume de serviços registrou expansão de +4,5% anual em março, consistente com contração mensal de -4,0%. O resultado foi bastante melhor do que a mediana das expectativas de mercado (+2,3%). Houve grande heterogeneidade entre os subsetores componentes dos serviços, resultado direto de sua maior “sensibilidade sanitária”; o pior resultado, como esperado, ocorreu nos serviços prestados às famílias. No agregado, houve devolução de parte da melhora em serviços que foi observada nos meses anteriores, mas ela foi tanto menor como mais concentrada do que o esperado. Abre-se, portanto, espaço para revisão importante do crescimento na primeira metade do ano e viés claramente positivo para a nossa projeção de crescimento de 3,0% em 2021.

 
O volume de serviços registrou expansão de +4,5% anual em março, consistente com contração mensal de -4,0%. O resultado foi bastante melhor do que a mediana das expectativas de mercado (+2,3%), diminuindo a contração acumulada em 12 meses (tabela 1). O resultado mensal foi marcado por grande heterogeneidade entre os subsetores componentes dos serviços, resultado direto de sua maior “sensibilidade sanitária”. Do lado negativo, observamos gigantesca contração mensal em “Serviços prestados às famílias” (-27%) e recuos em “serviços profissionais” (-1,4%) e “transportes” (-1,9%). Do lado positivo, tivemos importante expansão na margem em “Outros serviços” (+3,7%) e em “serviços de comunicação” (+1,9%). 
Na série ajustada sazonalmente, o volume total de serviços se encontra 2,8p.p. abaixo do nível pré-Covid (fev/20), refletindo o recrudescimento da pandemia ao final do primeiro trimestre. A enorme heterogeneidade subsetorial é ainda mais clara nas séries em nível (gráfico 1). Do lado positivo, “Serviços de informação e comunicação”, “Outros serviços” e “Transportes, serviços auxiliares e correios” encontram-se, respectivamente, 4,7p.p., 4,7p.p. e 1,4p.p. acima do nível pré-Covid; do lado negativo, “Serviços prestados às famílias” encontram-se 44,4p.p. abaixo do nível anterior à pandemia.
Como esperado, março foi marcado pela devolução de parte da melhora dos indicadores de serviços observada nos meses anteriores, resultado direto do recrudescimento sanitário. No entanto, essa devolução foi muito menos intensa do que o esperado e enormemente concentrada em um subsetor específico. O resultado não só indica que o desempenho da atividade foi melhor no 2021.T1 – em linha, inclusive, com os resultados mais recentes de vendas no varejo e produção industrial – como sugere que o impacto sanitário será menos intenso sobre o início do 2021.T2. Abre-se, portanto, espaço para revisão importante do crescimento na primeira metade do ano (nisso incluindo um primeiro trimestre com expansão frente ao trimestre imediatamente anterior) e viés claramente positivo para nossa projeção de crescimento de 3,0% em 2021.
Tabela 1: Principais resultados da PMS
Pesquisa Mensal de Serviços
mar-21fev-21
MsMAsAac. 12mMsMAsAac. 12m
Total-4.0%4.5%-8.0%4.6%-1.8%-8.5%
1. Serviços prestados às famílias-27.0%-17.2%-39.8%8.7%-28.3%-40.5%
2. Serviços de informação e comunicação1.9%6.3%-0.8%0.1%2.7%-1.4%
3. Serviços profissionais, administrativos e complementares-1.4%0.7%-11.7%3.3%-2.3%-12.0%
4. Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio-1.9%8.8%-7.5%4.2%0.1%-8.1%
5. Outros serviços3.7%7.4%4.6%3.3%1.2%5.0%
Fonte: IBGE
Elaboração: BRCG
Gráfico 1: PMS e subsetores selecionados (2014=100, série ajustada sazonalmente)