BRCG

Pesquisa mensal de serviços (ago/23): Frustração

Bottom line: A pesquisa mensal de serviços frustrou as expectativas em agosto, com contração marginal e composição fraca. Ao menos neste momento, não vemos razão para mudar a nossa projeção de crescimento de +2,9% para o PIB em 2023.

Depois de uma longa sequência de resultados positivos, a pesquisa mensal de serviços frustrou as expectativas do mercado em agosto, registrando expansão interanual de somente +0,9% (expectativa: +2,8%) e contração marginal de -0,9% (expectativa: +0,4%). No acumulado em 12 meses, o ritmo de expansão do volume de serviços recuou para +5,3% – evidentemente robusto, mas abaixo do observado nos meses anteriores. A abertura do indicador reforçou a fraqueza da leitura de agosto, com a imensa parte das categorias registrando contração marginal (tabela 1). Destaque, em específico, para a forte queda dos serviços prestados às famílias (-3,8% MsM), com o resultado mais fraco desde mar/21.

Certamente o resultado dos serviços não foi virtuoso em agosto, mas o seu efeito sobre o cenário prospectivo segue limitado (ao menos, neste momento). Em nível (ajustado sazonalmente), os serviços seguem próximos ao pico observado no final do ano passado (gráfico 1). Não vemos razão para mudar a nossa projeção de crescimento do PIB de +2,9% em 2023.

Tabela 1: Principais resultados da PMS

Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)