Bottom line: A pesquisa mensal de serviços veio perfeitamente alinhada ao esperado em julho, confirmando a robustez recente. Seguimos com um call de crescimento do PIB de +2,5% em 2023, com um viés de alta a ser avaliado nas próximas divulgações dos dados de alta frequência
A pesquisa mensal de serviços veio perfeitamente alinhada às expectativas de mercado em julho, com crescimento interanual de +3,5% e expansão na margem de +0,5%. No acumulado em 12 meses, o volume de serviços continua se expandindo, a robustos +6,0%, mantendo um suave processo de redução do crescimento acumulado há alguns meses (tabela 1).
A abertura do indicador segue mostrando robustez, especialmente nos serviços prestados às famílias – confirmando que as condições gerais de demanda na economia se encontram mais robustas do que o esperado há um par de meses. Em nível (ajustado sazonalmente), os serviços seguem em expansão, cada vez mais perto do pico registrado ao final do ano passado (gráfico 1).
O resultado dos serviços parece alinhado ao nosso call mais recente, que vê expansão de 2,5% para o PIB de 2023 – com viés de alta, que será avaliado nas próximas divulgações dos dados de alta frequência.
Tabela 1: Principais resultados da PMS
Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)