BRCG

Pesquisa mensal de serviços (out/24): Mais um sinal de excessos

Bottom line: A pesquisa mensal de serviços surpreendeu positivamente em outubro, em mais um sinal de excessos na economia. O tempo urge, e o Banco Central precisa agir de forma tempestiva.

Mantendo o robusto padrão já observado em setembro, a pesquisa mensal de serviços mostrou expansão marginal de +1,1% em outubro, na série ajustada sazonalmente, desempenho consistente com um crescimento interanual de +6,3%. Os resultados foram superiores ao esperado pelo mercado (respectivamente +0,6% e +5,6%), ampliando o crescimento acumulado em 12 meses para +2,7%.

A abertura do indicador (tabela 1) trouxe sinais um pouco menos otimistas, com contração marginal nos serviços prestados às famílias e em outros serviços. Ainda assim, resulta claro que a expansão dos serviços está em plena marcha, com a série em nível, ajustada sazonalmente, buscando o novo máximo histórico (gráfico 1).

A forte aceleração dos serviços, ocorrida desde o início de 2024, é mais um indicador de que a economia opera em ritmo excessivo. Reforça-se, assim, o tom de urgência que expressamos em nosso mais recente Destaque BRCG: o Banco Central precisa entregar mais juros, de forma tempestiva, sob risco de perder qualquer controle do processo inflacionário.

Tabela 1: Principais resultados da PMS

Gráfico 1: PMS (dez/22=100, ajustado sazonalmente)