BRCG

Pesquisa mensal dos serviços (abr/23): Sinais mais fracos no início do trimestre

15-06-2023

Bottom line: A frustração no resultado da pesquisa mensal de serviços de abril se alinha ao nosso cenário de moderação do crescimento após a forte surpresa positiva do início do ano, concentrada no setor agropecuário. Ajustamos a nossa projeção de crescimento em 2023 para +1,5%, e é seguro dizer que estamos, hoje, na ponta mais comedida do mercado.

 
Em linha com os resultados mais fracos já observados no varejo, a pesquisa mensal de serviços mostrou uma contração marginal de -1,6% em abril, consistente com uma expansão interanual de +2,7%. O resultado foi bastante inferior ao esperado pelo mercado (contração marginal de -0,1% e expansão interanual de +4,7%), notando que houve revisão da série histórica, principalmente na métrica ajustada sazonalmente (a expansão de março foi revista de +0,9% para +1,4%). No acumulado em 12 meses, o volume de serviços continuou se expandindo a uma robusta taxa de +7,4% (tabela 1).
Na abertura do resultado, emerge uma evidente fraqueza na margem. Com exceção dos serviços prestados às famílias, as principais aberturas dos serviços registraram contração (tabela 1). Destaque, em absoluto, para o desempenho dos transportes, com forte desaceleração seguindo o crescimento observado ao final do trimestre passado – fato que provavelmente está associado à redução do escoamento da forte safra agrícola do início do ano. Em nível, ajustado sazonalmente (gráfico 1), o indicador agregado de serviços tem oscilado no mesmo patamar desde o final do ano passado. É difícil tipificar uma clara desaceleração, mas é evidente que o crescimento observado até o 2022.T3 “estancou”.
Em resumo, os indicadores de alta frequência divulgados em abril sugerem que a economia perdeu algum vigor no início do 2023.T2 (gráfico 2), e especialmente nos segmentos de consumo (de bens ou serviços). Isso não é, de maneira nenhuma, um resultado surpreendente – e se alinha ao nosso cenário de crescimento mais contido em 2023, mesmo após a forte surpresa observada no início do ano. Ao incorporar as novas informações aos nossos modelos, ajustamos a expectativa de crescimento do PIB neste ano para +1,5%. É seguro dizer que estamos, hoje, na ponta mais comedida do mercado.
Tabela 1: Principais resultados da PMS
 
Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)
 
 
Gráfico 2: Indicadores de atividade em alta frequência (dez/19=100, ajustado sazonalmente)