BRCG

Produção industrial (ago/24): Andando de lado

Bottom line: A produção industrial avançou +0,1% em agosto, em linha com o esperado. As aberturas trouxeram um tom levemente mais negativo na indústria de transformação, mas sem mudar o cenário. Depois de forte crescimento no trimestre passado, a indústria anda de lado no 3º trimestre.

A produção industrial avançou +0,1% em agosto, na série ajustada sazonalmente, sendo consistente com uma expansão interanual de +2,2%. Os resultados vieram perfeitamente alinhados às expectativas, acelerando o crescimento acumulado em 12 meses para +2,4%.

Nas aberturas do resultado (tabela 1), observamos uma expansão marginal da indústria extrativa, compensando parte do resultado fraco de julho, e mais uma contração da transformação. Qualitativamente, portanto, o resultado parece ser um pouco pior do que o headline. Na margem, destaque para a importante contração da produção de bens de capital, além de recuo na leitura de bens duráveis. Em ambos os casos, os resultados de julho foram pujantes, o que relativiza a contração observada em agosto.

Juntando todas as informações, não nos parece que o resultado de agosto muda o cenário. Depois de um repique no último trimestre, a indústria anda de lado no 3º trimestre de 2024 (gráfico 1). O resultado segue consistente com crescimento do PIB de aproximadamente 3,0% em 2024

Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)

Gráfico 1: Produção industrial (principais aberturas, dez/2022=100, SA)