BRCG

Produção industrial (fev/23): Marasmo total

19/04/2023

Bottom line:  A produção industrial recuou -0,2% em fevereiro, consistente com uma contração interanual de -2,4%. O resultado confirma o marasmo total da indústria neste início de 2023, em comportamento que esperamos continuar nos próximos meses.
 
A produção industrial recuou -0,2% em fevereiro, consistente com uma contração interanual de -2,4%. O resultado da margem foi alinhado ao esperado pelo mercado, ainda que, na métrica interanual, tenha ocorrido uma nova surpresa negativa. No acumulado em 12 meses, a contração da indústria se manteve em -0,2% (tabela 1).
 
A abertura do indicador mostra que a contração marginal emanou na indústria de transformação, com expansão da extrativa em fevereiro. Em grande medida, houve alguma compensação dos resultados observados em janeiro; quem antes contraiu agora expandiu, e quem antes expandiu agora contraiu. Não há tendência definida para o comportamento da indústria, o que se observa nas suas grandes aberturas (transformação vs. extrativa), nas principais categorias de uso da indústria de transformação (tabela 1) e na série em nível, ajustada sazonalmente (gráfico 1).
Não esperamos qualquer mudança relevante de comportamento adiante; a indústria seguirá em total marasmo nos próximos meses. Seguimos com projeção de expansão do PIB em somente 0,4% em 2023.
Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)
Gráfico 1: Produção industrial (dez/2019=100, SA)