BRCG

Produção industrial (fev/25): Torpor

Bottom line: A produção industrial contraiu marginalmente em fevereiro, com leitura mais negativa na transformação. Com um cenário prospectivo em ebulição, é difícil extrair qualquer sinal.

A produção industrial contraiu -0,1% em fevereiro, na série ajustada sazonalmente, sendo consistente com uma expansão interanual de +1,5%. Os resultados foram novamente inferiores ao esperado (respectivamente +0,3% e +2,1%), reduzindo a expansão acumulada em 12 meses para +2,6%.

As aberturas do indicador (tabela 1) trouxeram informações divergentes na margem, com forte aceleração da extrativa e contração da indústria de transformação. Foco na produção de bens duráveis, que esperamos ser sensivelmente mais fraca em 2025, em meio a ruídos do cenário externo e à exaustão dos vetores de impulso observados no ano passado.

Em nível, ajustado sazonalmente, a indústria segue de lado desde meados de 2024 (gráfico 1). A incerteza prospectiva é muito elevada, sendo difícil, no momento, avaliar qualquer tendência. Com o cenário (externo e interno) em ebulição, esperamos bastante volatilidade e certo torpor da indústria.

Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)

Gráfico 1: Produção industrial (principais aberturas, dez/2022=100, SA)