BRCG

Produção industrial (nov/24): Cenário vai ficando mais desafiador

Bottom line: A produção industrial recuou -0,6% em novembro, levemente melhor do que o esperado, mas com fraqueza disseminada na indústria de transformação. O cenário prospectivo vai ficando cada vez mais desafiador para a indústria.

A produção industrial recuou -0,6% em novembro, na série ajustada sazonalmente, sendo consistente com uma expansão interanual de +1,7%. Os resultados foram levemente superiores ao esperado pelo mercado (respectivamente -0,7% e +1,4%), mantendo o crescimento acumulado em 12 meses em +3,0%.

Nas aberturas do resultado mensal (tabela 1), observamos uma composição mais fraca, com destaque para uma disseminada contração na indústria de transformação. Tivemos, durante 2024, eventos específicos que levaram a uma maximização da produção, especialmente nos bens de capital e nos bens duráveis (por exemplo, na produção de ônibus e caminhões). Esse impulso, no entanto, já parece ter acabado, o que fica claro ao observar a indústria “de lado” desde meados do ano, nas séries em nível ajustado sazonalmente (gráfico 1).

Adiante, as condições de contorno são cada vez mais desafiadoras, sugerindo um desempenho mais fraco da indústria. Se em 2024 a expansão da atividade industrial terá sido consistente com um crescimento do PIB nas cercanias de 3,5%, para 2025 devemos ter importante desaceleração, em linha com uma redução do ímpeto da economia.

Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)

Gráfico 1: Produção industrial (principais aberturas, dez/2022=100, SA)