BRCG

Produção industrial (out/24): Detalhes mais positivos do que o headline

Bottom line: A produção industrial recuou -0,2% em outubro, abaixo do esperado. As aberturas do indicador, no entanto, mostraram um desempenho melhor do que o sugerido pelo headline. Esperamos dificuldades para a indústria em 2025, depois de um desempenho vigoroso em 2024.

A produção industrial recuou -0,2% em outubro, na série ajustada sazonalmente, sendo consistente com uma expansão interanual de +5,8%. Os resultados foram inferiores ao esperado pelo mercado (respectivamente +0,1% e +6,3%), mas, ainda assim, o crescimento acumulado em 12 meses acelerou para +3,0%.

Nas aberturas do resultado mensal (tabela 1), observamos uma composição melhor do que a sugerida pelo headline. A contração ficou concentrada na indústria extrativa, com a transformação avançando no mês – e certas aberturas, como a produção de bens duráveis, tiveram um desempenho pujante. Juntando todas as informações, o desempenho da indústria foi melhor do que parece.

Ainda assim, é forçoso reconhecer que a atividade industrial andou “relativamente de lado” nos últimos meses (gráfico 1), depois de um desempenho mais vigoroso no início do ano. O cenário de fundo, tanto local como global, sugere mais dificuldades para a atividade industrial em 2025; em 2024, no entanto, o desempenho da indústria será forte e consistente com uma expansão do PIB nas cercanias de 3,5%.

Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)

Gráfico 1: Produção industrial (principais aberturas, dez/2022=100, SA)