BRCG

Produção industrial (set/24): Em linha

Bottom line: A produção industrial avançou +1,1% em setembro, em linha com o esperado. As aberturas foram positivas, mas emergem alguns pontos de atenção na extrativa e na produção de bens de consumo. O resultado da indústria nos parece alinhado com nossa projeção de crescimento do PIB.

A produção industrial avançou +1,1% em setembro, na série ajustada sazonalmente, sendo consistente com uma expansão interanual de +3,4%. Os resultados vieram alinhados às expectativas, acelerando o crescimento acumulado em 12 meses para +2,6%.

Nas aberturas do resultado (tabela 1), observamos uma expansão marginal da indústria de transformação, com todas as categorias de uso em crescimento, à exceção de bens de consumo duráveis – tema sobre o qual devemos começar a prestar mais atenção adiante, especialmente no segmento automotivo. A extrativa, por seu lado, também contraiu na margem, devolvendo a expansão de agosto. O qualitativo do mês, portanto, não é ruim, mas emergem alguns pontos de atenção.

Juntando todas as informações, não nos parece que o resultado de setembro muda o nosso cenário. Depois de um repique no último trimestre, a indústria andou de lado no 3º trimestre de 2024 (gráfico 1) – e, se quisermos ser complacentes, é até possível enxergar uma pequena melhora nos últimos meses. O resultado segue consistente com crescimento do PIB de aproximadamente 3,0% em 2024.

Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)

Gráfico 1: Produção industrial (principais aberturas, dez/2022=100, SA)