08/12/2021
Bottom line: As vendas no varejo registraram mais um mês de surpresas negativas em outubro, com contrações nas métricas mensal e interanual, tanto na métrica restrita como na ampliada. Há importante moderação nos vetores de consumo ao final de 2021. A piora das condições financeiras, a erosão da renda disponível e a grande incerteza prospectiva continuarão pesando sobre a capacidade de consumo no futuro próximo.
As vendas no varejo surpreenderam negativamente em outubro, tanto na métrica restrita como na ampliada, em mais um mês de contrações mensais e interanuais. A decepção do mês segue resultados mais fracos do que o esperado desde agosto, sugerindo forte compressão da capacidade de consumo desde meados do terceiro trimestre. O varejo restrito contraiu -0,1% no mês, consistente com queda interanual de -7,1%. Ambos os resultados foram bastante inferiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente +0,6% e -6,2%), ressaltando que houve pequena revisão na série ajustada sazonalmente (em setembro, o resultado mensal passou de contração de -1,3% para -1,1%). No acumulado em 12 meses, a expansão do varejo restrito desacelerou para +2,6% (tabela 1).
A abertura dos resultados do varejo restrito mostra que a contração na margem foi espraiada, com leituras positivas somente nas vendas de “vestuário e calçados”, “equipamentos de escritório e comunicação” e “outros artigos de uso pessoal”. A forte aceleração da inflação, a redução da renda disponível e a piora das condições financeiras continuam afetando o desempenho das vendas. Ressalta-se, sobretudo, o desempenho na margem de “hipermercados e supermercados”, “combustíveis e lubrificantes” e “móveis e eletrodomésticos”, todos com contrações mensais já há um longo período.
O varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) também surpreendeu negativamente, com contração de -0,9% mensal e -7,1% interanual. Os resultados também foram bem mais fracos do que a mediana das expectativas de mercado (respectivamente -0,2% e -6,1%), reduzindo o crescimento acumulado em 12 meses para +5,7%. Tal como observado em setembro, tanto as vendas de veículos automotores como as vendas de material de construção registraram contração na margem (de, respectivamente, -0,5% e -0,9%), reforçando a exaustão do ciclo de demanda por bens duráveis que já observamos durante o trimestre passado.
Os resultados de outubro confirmam nossa visão de importante moderação nos vetores de consumo ao final de 2021 (gráfico 1) – em nível (ajustado sazonalmente), os indicadores de varejo já se encontram de volta ao observado no final de 2019. A piora das condições financeiras, a erosão da renda disponível e a grande incerteza prospectiva continuarão pesando sobre a capacidade de consumo no futuro próximo.
Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)
Pesquisa Mensal de Comércio | ||||||
out-21 | set-21 | |||||
MsM | AsA | ac. 12m | MsM | AsA | ac. 12m | |
Varejo restrito | -0.1% | -7.1% | 2.6% | -1.1% | -5.1% | 3.9% |
Combustíveis e lubrificantes | -0.3% | -7.8% | 0.2% | -2.8% | -4.2% | 0.4% |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo | -0.3% | -5.6% | -2.4% | -1.3% | -3.2% | -1.4% |
Tecidos, vestuário e calçados | 0.6% | -2.0% | 11.9% | -1.0% | 0.4% | 11.8% |
Móveis e eletrodomésticos | -0.5% | -22.1% | -0.7% | -3.4% | -22.6% | 3.1% |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos | -0.1% | -0.1% | 11.2% | 0.0% | 4.2% | 12.5% |
Livros, jornais, revistas e papelaria | -1.1% | -7.8% | -21.3% | 0.0% | -3.5% | -23.2% |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação | 5.6% | -11.1% | -3.2% | -3.2% | -14.6% | -3.2% |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico | 1.4% | -7.2% | 15.9% | -2.0% | -6.7% | 18.5% |
Varejo ampliado | -0.9% | -7.1% | 5.7% | -1.0% | -3.9% | 7.0% |
Veículos, motocicletas, partes e peças | -0.5% | -4.0% | 15.1% | -1.7% | 2.9% | 14.8% |
Material de construção | -0.9% | -13.7% | 8.5% | -1.0% | -10.1% | 12.0% |
Fonte: IBGE | ||||||
Elaboração: BRCG |
Gráfico 1: Vendas no varejo (dez/19=100, ajustado sazonalmente)
![](https://brcg.com.br/wp-content/uploads/2021/12/image-2021-12-08T114122.354-300x187.png)