BRCG

Produção industrial (mar/23): Não indo a lugar algum

10/05/2023

Bottom line:  A produção industrial avançou +1,1% em março, consistente com uma expansão interanual de +0,9%. A despeito da surpresa positiva, a indústria segue não indo a lugar algum. Revisamos marginalmente a expectativa de crescimento do PIB de 2023 para +0,6%, com ajuste vindo do desempenho da agricultura – notoriamente difícil de prever.
 
A produção industrial avançou +1,1% em março, consistente com uma expansão interanual de +0,9%. Os resultados foram levemente superiores ao esperado pelo mercado (respectivamente, +0,9% e +0,6%), levando o acumulado em 12 meses à estabilidade (tabela 1).
 
A abertura do indicador mostrou composição mais benigna em março, se comparado a fevereiro, com a imensa parte das subcomponentes em expansão marginal. Destaca-se que o resultado mais positivo emanou da indústria de transformação, com fortes expansões especialmente em bens duráveis e em bens de capital (tabela 1). Ainda que positivo, o resultado não muda a tendência geral: como mostra a série em nível (ajustado sazonalmente), a indústria brasileira segue não indo a lugar algum (gráfico 1).
O resultado da indústria não modifica o nosso cenário prospectivo para o PIB. Surpresas positivas, especialmente no início do ano, vão emanar da agricultura, para a qual há notória dificuldade preditiva. Revisamos marginalmente a nossa projeção de expansão do PIB de 2023 para 0,6% (anterior: 0,5%), ainda restando moderado viés de alta.
Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)
Gráfico 1: Produção industrial (dez/2019=100, SA)