07/05/2021
As vendas no varejo surpreenderam positivamente em março, mostrando uma queda mensal bem menos intensa do que a esperada com a imposição de novas restrições sanitárias. O varejo restrito contraiu somente -0,6% no mês, consistente com uma expansão anual de +2,4%. Já o varejo ampliado contraiu -5,3% em março, implicando em expansão anual de +10,1%. Todos os resultados, tanto no restrito como no ampliado, foram sensivelmente melhores do que as expectativas de mercado. Com a indústria e o varejo mais fortes em março, sugere-se tanto um resultado melhor para o PIB do 1o trimestre como impactos menos negativos na largada do 2o trimestre. Em breve faremos uma revisão positiva na projeção de crescimento do primeiro semestre, com implicações para o resultado agregado de 2021.
As vendas no varejo surpreenderam positivamente em março, mostrando uma queda mensal bem menos intensa do que a esperada com a imposição de novas restrições sanitárias. O varejo restrito contraiu somente -0,6% no mês, consistente com uma expansão anual de +2,4%. Ambos os resultados foram muito superiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente -5,1% e +2,4%), acelerando a expansão acumulada em 12 meses para +0,7%. Na métrica mensal, todas as categorias registraram contração, à exceção de “hipermercados e supermercados” (+3,3% mensal e -3,9% anual). Os principais destaques negativos ocorreram em vestuário (-41,5% mensal), “móveis e eletrodomésticos” (-22,0% mensal) e “livros, jornais e papelaria” (-19,1%), sendo os dois primeiros claramente afetados pela nova rodada de medidas sanitárias restritivas (tabela 1).
Pesquisa Mensal de Comércio | ||||||
mar-21 | fev-21 | |||||
MsM | AsA | ac. 12m | MsM | AsA | ac. 12m | |
Varejo restrito | -0.6% | 2.4% | 0.7% | 0.5% | -3.9% | 0.4% |
Combustíveis e lubrificantes | -5.3% | -1.4% | -10.5% | -0.8% | -10.6% | -11.1% |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo | 3.3% | -3.9% | 3.2% | 0.7% | -4.6% | 4.4% |
Tecidos, vestuário e calçados | -41.5% | -12.0% | -23.8% | 7.5% | -18.8% | -25.4% |
Móveis e eletrodomésticos | -22.0% | 11.9% | 10.0% | 9.9% | 0.6% | 8.2% |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos | -0.1% | 12.1% | 8.9% | -0.4% | 8.8% | 8.9% |
Livros, jornais, revistas e papelaria | -19.1% | -19.6% | -41.8% | 24.6% | -41.0% | -42.3% |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação | -4.5% | 0.9% | -14.8% | -0.8% | -10.2% | -16.6% |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico | -5.9% | 29.9% | 5.4% | -2.5% | 2.0% | 2.2% |
Varejo ampliado | -5.3% | 10.1% | -1.1% | 3.2% | -1.9% | -2.3% |
Veículos, motocicletas, partes e peças | -20.0% | 27.6% | -12.8% | 8.9% | -3.6% | -15.9% |
Material de construção | -5.6% | 33.4% | 16.1% | 2.4% | 18.1% | 13.1% |
Fonte: IBGE | ||||||
Elaboração: BRCG |