BRCG

Pesquisa mensal de serviços (fev/22) – Perdendo ímpeto mais cedo do que se supunha

12/04/2022

Bottom line: O volume de serviços registrou expansão interanual de +7,4% em fevereiro, consistente com contração de -0,2% na margem. Os resultados foram inferiores ao esperado pelo mercado, com novas revisões da série histórica que tornam as projeções de mercado mais imprecisas. O comportamento dos serviços em 2022 sugere que o seu processo de retomada cíclica está perdendo ímpeto mais cedo do que se supunha; a inflação elevada e o pouco dinamismo da renda estão, provavelmente, na raiz desse processo.

O volume de serviços registrou expansão interanual de +7,4% em fevereiro, consistente com contração de -0,2% na margem (tabela 1). O resultado foi inferior às expectativas de mercado (respectivamente, +8,6% e +0,7%), ressaltando que houve mais uma revisão negativa na série histórica – em janeiro, o crescimento interanual passou a +9,4% (anterior: +9,5%), e a contração na margem aumentou para -1,8% (anterior: -0,1%). A abertura do indicador trouxe sinais dúbios (tabela 1). Do lado negativo, chama a atenção a relativa morosidade dos “Serviços prestados às famílias”, com uma mínima expansão em fevereiro que sucedeu queda importante em janeiro, e nova contração marginal tanto em “Outros serviços” como em “Serviços de informação e comunicação”. Já do lado lado positivo, “Serviços profissionais” e “Transportes e armazenagem” apresentaram a segunda expansão mensal consecutiva. 
Combinando todos estes resultados, apresenta-se um cenário de redução do ímpeto de retomada dos serviços: a série em nível (ajustada sazonalmente) se encontra 4,95p.p. acima do observado ao final de 2019, com clara moderação desde um pico local observado ao final do ano passado (gráfico 1). A heterogeneidade subsetorial continua marcante (gráfico 2), com certa moderação no crescimento de importantes subsetores. Nesse sentido, todos os olhos para o comportamento dos “Serviços prestados às famílias”, ainda com espaço para retomada (estando aproximadamente 10p.p. abaixo do nível pré-Covid), mas mostrando claros sinais de exaustão desde o fim do ano passado.
Em conclusão, o comportamento dos serviços em 2022 sugere que o seu processo de retomada cíclica está perdendo ímpeto mais cedo do que se supunha. Há elevada chance de que a inflação elevada e o pouco dinamismo da renda estejam na raiz desse processo. As condições de contorno seguem desafiadoras, e continuamos vendo um cenário de baixo crescimento tanto em 2022 como em 2023.
Tabela 1: Principais resultados da PMS
Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)
 
 
Gráfico 2: PMS e subsetores selecionados (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)