BRCG

Pesquisa Mensal de Serviços (jan/23): Novos dados, surpresa negativa

14/04/2023

Bottom line: O volume de serviços registrou expansão interanual de 6,1% em janeiro, com expressiva contração de -3,1% na margem. A economia segue andando “de lado”. Reconhecendo surpresas nas vendas no varejo restrito (positiva) e nos serviços (negativa), seguimos projetando expansão do PIB de 0,4% em 2023.

 
Dando fim à revisão das séries históricas de alta frequência, o IBGE divulgou a PMS referente a janeiro. O resultado mensal mostrou um recuo de 3,1% na margem, consistente com uma expansão interanual de 6,1% (tabela 1). Os resultados foram inferiores ao esperado pelo mercado, ainda que se deva notar que, com mudanças metodológicas, a capacidade preditiva dos analistas ficou prejudicada. 
A abertura dos resultados mostrou fraqueza relevante em certas categorias, destacando “Outros Serviços”, ainda que se tenha observado pequeno crescimento marginal em “Serviços prestados às famílias”. Em nível (ajustado sazonalmente), o volume de serviços segue acima do observado no pré-pandemia (gráfico 1), mas mostrando certa moderação desde meados do ano passado (excetuando, evidentemente, a surpresa positiva do final de 2022).
Em conclusão, a bateria de dados de alta frequência de janeiro segue sugerindo uma economia “de lado” (gráfico 2), com tendências divergentes emergindo do varejo restrito (surpresa positiva) e dos serviços (surpresa negativa). São dois pontos de dados, que não nos devem levar a mudar a avaliação prospectiva. A confirmação desses movimentos deve, no entanto, ser motivo de atenção no futuro próximo. Seguimos projetando expansão do PIB de 0,4% em 2023.
Tabela 1: Principais resultados da PMS
 
Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)
 
Gráfico 2: Indicadores de alta frequência (dez/19=100, ajustado sazonalmente)