BRCG

Pesquisa mensal de serviços (mai/22): Doping

12/07/2022

Bottom line: O volume de serviços registrou expansão interanual de +9,2% em maio, consistente com expansão de +0,9% na margem. Os resultados foram superiores ao esperado pelo mercado. Medidas circunstanciais de elevação da renda parecem estar surtindo efeito no consumo, especificamente de serviços. Em breve iremos revisar a projeção de crescimento de 2022 para cima, com mudanças concentradas no 2022.T2 e no 2022.T3.

 
O volume de serviços registrou expansão interanual de +9,2% em maio, consistente com crescimento marginal de +0,9% (tabela 1). O resultado foi superior ao esperado pelo mercado (respectivamente, +8,5% e +0,2%), com novas revisões na série histórica – em abril, a expansão marginal de +0,2% foi revista para uma pequena contração de -0,1%. A abertura do indicador foi benigna em maio (tabela 1), com todas as categorias mostrando crescimento na margem. Há evidente robustez no resultado; em nível (ajustado sazonalmente), o volume de serviços atingiu novo máximo pós-Covid, estando quase 9,0p.p. acima do observado no imediato pré-pandemia (gráfico 1).
Temos ressaltado, há muito, que este processo de retomada é bastante heterogêneo. Tal característica continua marcante (gráfico 2), e, ainda mais relevante, evidencia-se a aceleração relativa dos serviços prestados às famílias, setor mais sensível ao choque sanitário e que tem a retomada cíclica mais “atrasada” – em nível (ajustado sazonalmente), ele ainda se encontra aproximadamente 4,0p.p. abaixo do registrado ao final de 2019.
É importante lembrar que o 2o trimestre foi marcado por inúmeras medidas voltadas à ampliação circunstancial da renda disponível, com a antecipação de valores devidos ao final do ano (abono e 13o salário), além de nova rodada de saques do FGTS. Tal “doping de renda” parece estar se traduzindo em aumento pontual do consumo – no caso do indicador aqui discutido, de serviços. Novas medidas em gestação terão efeito semelhante na segunda metade do ano, ajudando a construir um cenário (artificialmente) mais positivo para a atividade em 2022. Com a conclusão da bateria de dados de maio (ainda faltam os resultados do varejo), iremos promover revisão positiva das perspectivas de crescimento deste ano, com revisões concentradas no 2022.T2 e no 2022.T3
Tabela 1: Principais resultados da PMS
Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)
 
 
Gráfico 2: PMS e subsetores selecionados (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)