BRCG

Pesquisa mensal de serviços (out/23): Redução do ímpeto

Bottom line: A pesquisa mensal de serviços frustrou novamente as expectativas do mercado em outubro, e segue em linha com o nosso cenário de redução do ímpeto de crescimento da economia.

Mantendo o padrão observado desde agosto, tivemos mais um mês de frustração na pesquisa mensal de serviços em outubro. Na margem, houve contração de -0,6%, consistente com contração interanual de -0,4% – ambos os resultados bastante abaixo do esperado pelo mercado (respectivamente -0,1% e +0,5%). No acumulado em 12 meses, a expansão dos serviços recuou para +3,6% (tabela 1), confirmando o nosso cenário de progressiva redução do ímpeto deste setor (e de toda a economia) na segunda metade de 2023.

A abertura do indicador trouxe comportamentos mais frágeis, na margem, para os segmentos de serviços prestados às famílias e transportes, sendo parcialmente compensados por expansões em serviços de informação/comunicação e serviços profissionais. É forçoso reconhecer que o comportamento dos setores mais negativos pesa no resultado geral; em nível, ajustado sazonalmente, fica clara a redução do ímpeto dos serviços durante os últimos meses (gráfico 1).

Em conclusão, o comportamento recente do volume de serviços está perfeitamente alinhado ao nosso cenário de progressiva desaceleração da economia. Seguimos com as projeções de crescimento do PIB de +2,9% em 2023 e de +1,3% em 2024.

Tabela 1: Principais resultados da PMS

Gráfico 1: PMS (dez/19=100, série ajustada sazonalmente)