BRCG

Produção industrial (out/22): O marasmo continua

02/12/2022

Bottom line:  A produção industrial  avançou 0,3% em outubro, consistente com uma expansão interanual de +1,7%. A indústria segue em seu marasmo, sem sinal de retomada. Seguimos com projeção de expansão do PIB de +3,2% em 2022 e de +0,5% em 2023. 
A produção industrial avançou +0,3% em outubro, consistente com uma expansão interanual de +1,7%. Ambos os resultados foram alinhados às expectativas de mercado, levando o desempenho acumulado em 12 meses a uma retração de -1,4% (tabela 1). Seguimos com o marasmo dos últimos meses; mesmo com a pequena expansão na margem, em nível (ajustado sazonalmente), a indústria está de lado desde o fim de 2019 (gráfico 1). 
Os últimos meses têm sido marcados por mensagens dúbias nas aberturas da indústria, e outubro não foi diferente. De um lado, a extrativa registrou expansão marginal, mesmo que moderada, pelo segundo mês consecutivo. De outro lado, a transformação permaneceu estável na margem, com composição heterogênea: quedas importantes em bens de capital e bens de consumo duráveis, avanços moderados na produção de bens intermediários e outros bens de consumo (tabela 1).
O resultado de outubro não muda a nossa visão prospectiva. Seguimos com dúvidas quanto a uma retomada mais robusta da indústria nos próximos meses. Nossa projeção de crescimento do PIB segue em +3,2% em 2022 e +0,5% em 2023.
Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)
Gráfico 1: Produção industrial (dez/19=100, ajustado sazonalmente)