BRCG

Produção industrial (set/22): Não indo a lugar algum

01/11/2022

Bottom line:  A produção industrial recuou -0,7% em setembro, consistente com uma expansão interanual de +0,4%. A indústria segue não indo a lugar algum, e não há sinal de dinamização nos próximos meses. O resultado está em linha com a nossa avaliação do cenário. Seguimos com projeção de expansão do PIB de +2,6% em 2022 e de +0,5% em 2023. 
A produção industrial recuou -0,7% em setembro, consistente com uma expansão interanual de +0,4%. Ambos os resultados foram alinhados às expectativas de mercado, levando o desempenho acumulado em 12 meses a uma retração de -2,3% (tabela 1). Não há nenhuma mudança material no cenário; em nível (ajustado sazonalmente), a indústria se encontra levemente abaixo do observado ao final de 2019 (gráfico 1). 
Os meses anteriores foram marcados por mensagens dúbias na abertura do indicador, fato também observado em setembro – a extrativa mostrou expansão, ao passo em que a transformação voltou a contrair na margem (tabela 1). Note-se, no entanto, que a abertura da transformação pelas categorias de uso é fraca, com recuo na margem de todas as principais categorias industriais.
Somos bastante céticos quanto à capacidade de dinamização da indústria nos próximos meses; não será dela que teremos um viés positivo para o crescimento. O resultado observado está em linha com a nossa avaliação do cenário; as projeções de crescimento do PIB estão mantidas para 2022 (+2,6%) e para 2023 (+0,5%).
Tabela 1: Principais aberturas da produção industrial (MsM, AsA e acumulado em 12 meses)
Gráfico 1: Produção industrial (dez/19=100, ajustado sazonalmente)