09/02/2022
Bottom line: As vendas no varejo apresentaram resultados mistos em dezembro, com surpresa positiva no indicador restrito e frustração no indicador ampliado. De uma forma ou de outra, confirmou-se um cenário de relevante enfraquecimento do varejo desde meados do ano passado. Em 2021, houve expansão de +1,4% no varejo restrito e de +4,5% no varejo ampliado. Não vemos qualquer sinal robusto de aceleração do varejo em 2022; as condições de contorno da economia têm piorado e a nova onda da Covid, ainda em curso, certamente afetará o resultado das vendas neste início de ano.
As vendas no varejo apresentaram resultados mistos em dezembro, com surpresa positiva no indicador restrito e frustração no indicador ampliado. De uma forma ou de outra, confirmou-se um cenário de relevante enfraquecimento do varejo no segundo semestre de 2021. O varejo restrito contraiu -0,1% no mês, resultado consistente com contração interanual de -2,9%. Ambos os resultados foram superiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente -0,6% e -3,2%), mas, ainda assim, a expansão acumulada em 12 meses recuou em relação ao observado em novembro. Em 2021, o varejo restrito expandiu +1,4% (tabela 1), resultado fraco se lembrarmos da base comparativa favorável – em 2020, o crescimento do varejo restrito foi somente de +1,2%.
A abertura dos resultados do varejo restrito mostrou resultados mais benignos do que o indicador agregado, com contrações na margem somente em “hipermercados e supermercados” (esperada devido à devolução do efeito pontual da Black Friday em novembro), “equipamentos e materiais de escritório” e “outros artigos de uso pessoal”. Do lado positivo, destacaram-se “combustíveis e lubrificantes”, que permaneceram estáveis na margem, e “artigos farmacêuticos”, com relevante expansão construída sobre forte desempenho também em novembro.
Já o varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) surpreendeu negativamente, com expansão de +0,3% mensal e queda de -2,7% interanual, resultados mais fracos do que a mediana das expectativas de mercado (respectivamente +0,8% e -1,9%). Em 2021, o varejo ampliado avançou +4,5% (tabela 1), resultado construído sobre base comparativa extremamente favorável – em 2020, as vendas no varejo ampliado contraíram -1,4%.
Os resultados de 2021 foram levemente mais fracos do que esperávamos, dando pequeno viés de baixa à nossa projeção de crescimento do final do ano passado. Ressalta-se a evidente redução do dinamismo das vendas desde meados de 2021; no nível ajustado sazonalmente, tanto o varejo restrito como o varejo ampliado se encontram levemente abaixo do observado ao final de 2019 (gráfico 1).
Não vemos qualquer sinal robusto de aceleração do varejo em 2022. Muito pelo contrário: as condições de contorno da economia claramente têm piorado (aumento dos custos financeiros, erosão da renda real, diminuição do ímpeto de crescimento e precarização das vagas de trabalho) e, no início deste ano, a onda sanitária da Covid-Ômicron certamente afetará, pontualmente, os indicadores de mobilidade e propensão ao consumo de bens e serviços. Reafirmamos as nossas projeções de crescimento do PIB de +4,5% em 2021 e de +0,5% em 2022, com pequeno viés de baixa para ambos os números.
Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)
Pesquisa Mensal de Comércio | ||||||
dez-21 | nov-21 | |||||
MsM | AsA | ac. 12m | MsM | AsA | ac. 12m | |
Varejo restrito | -0.1% | -3.0% | 1.4% | 0.4% | -4.2% | 1.9% |
Combustíveis e lubrificantes | 0.0% | -6.1% | 0.3% | -1.3% | -7.0% | 0.2% |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo | -0.4% | -0.4% | -2.7% | 0.8% | -0.7% | -2.3% |
Tecidos, vestuário e calçados | 0.4% | -0.5% | 13.8% | -1.6% | -4.4% | 11.9% |
Móveis e eletrodomésticos | 0.4% | -17.6% | -7.0% | -1.2% | -21.2% | -4.8% |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos | 3.2% | 7.8% | 9.8% | 2.4% | 2.6% | 10.4% |
Livros, jornais, revistas e papelaria | 2.4% | -6.7% | -16.9% | 0.0% | -14.1% | -21.2% |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação | -2.0% | -6.7% | -2.0% | -0.1% | -5.6% | -2.7% |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico | -5.7% | -6.0% | 12.7% | 1.2% | -2.6% | 13.7% |
Varejo ampliado | 0.3% | -2.7% | 4.5% | 0.7% | -2.9% | 5.1% |
Veículos, motocicletas, partes e peças | 1.2% | 0.3% | 14.9% | 0.8% | 1.7% | 15.1% |
Material de construção | -1.4% | -8.3% | 4.4% | 0.5% | -4.0% | 6.6% |
Fonte: IBGE | ||||||
Elaboração: BRCG |
Gráfico 1: Vendas no varejo (dez/19=100, ajustado sazonalmente)
