BRCG

Vendas no varejo (2021) – Sem sinal de melhora adiante

09/02/2022

Bottom line:  As vendas no varejo apresentaram resultados mistos em dezembro, com surpresa positiva no indicador restrito e frustração no indicador ampliado. De uma forma ou de outra, confirmou-se um cenário de relevante enfraquecimento do varejo desde meados do ano passado. Em 2021, houve expansão de +1,4% no varejo restrito e de +4,5% no varejo ampliado. Não vemos qualquer sinal robusto de aceleração do varejo em 2022; as condições de contorno da economia têm piorado e a nova onda da Covid, ainda em curso, certamente afetará o resultado das vendas neste início de ano.

As vendas no varejo apresentaram resultados mistos em dezembro, com surpresa positiva no indicador restrito e frustração no indicador ampliado. De uma forma ou de outra, confirmou-se um cenário de relevante enfraquecimento do varejo no segundo semestre de 2021. O varejo restrito contraiu -0,1% no mês, resultado consistente com contração interanual de -2,9%. Ambos os resultados foram superiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente -0,6% e -3,2%), mas, ainda assim, a expansão acumulada em 12 meses recuou em relação ao observado em novembro. Em 2021, o varejo restrito expandiu +1,4% (tabela 1), resultado fraco se lembrarmos da base comparativa favorável – em 2020, o crescimento do varejo restrito foi somente de +1,2%.
A abertura dos resultados do varejo restrito mostrou resultados mais benignos do que o indicador agregado, com contrações na margem somente em “hipermercados e supermercados” (esperada devido à devolução do efeito pontual da Black Friday em novembro), “equipamentos e materiais de escritório” e “outros artigos de uso pessoal”. Do lado positivo, destacaram-se “combustíveis e lubrificantes”, que permaneceram estáveis na margem, e “artigos farmacêuticos”, com relevante expansão construída sobre forte desempenho também em novembro.
Já o varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) surpreendeu negativamente, com expansão de +0,3% mensal e queda de -2,7% interanual, resultados mais fracos do que a mediana das expectativas de mercado (respectivamente +0,8% e -1,9%). Em 2021, o varejo ampliado avançou +4,5% (tabela 1), resultado construído sobre base comparativa extremamente favorável – em 2020, as vendas no varejo ampliado contraíram -1,4%.
Os resultados de 2021 foram levemente mais fracos do que esperávamos, dando pequeno viés de baixa à nossa projeção de crescimento do final do ano passado. Ressalta-se a evidente redução do dinamismo das vendas desde meados de 2021; no nível ajustado sazonalmente, tanto o varejo restrito como o varejo ampliado se encontram levemente abaixo do observado ao final de 2019 (gráfico 1). 
Não vemos qualquer sinal robusto de aceleração do varejo em 2022. Muito pelo contrário: as condições de contorno da economia claramente têm piorado (aumento dos custos financeiros, erosão da renda real, diminuição do ímpeto de crescimento e precarização das vagas de trabalho) e, no início deste ano, a onda sanitária da Covid-Ômicron certamente afetará, pontualmente, os indicadores de mobilidade e propensão ao consumo de bens e serviços. Reafirmamos as nossas projeções de crescimento do PIB de +4,5% em 2021 e de +0,5% em 2022, com pequeno viés de baixa para ambos os números.
Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)
Pesquisa Mensal de Comércio
dez-21nov-21
MsMAsAac. 12mMsMAsAac. 12m 
Varejo restrito-0.1%-3.0%1.4%0.4%-4.2%1.9%
Combustíveis e lubrificantes0.0%-6.1%0.3%-1.3%-7.0%0.2%
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo-0.4%-0.4%-2.7%0.8%-0.7%-2.3%
Tecidos, vestuário e calçados0.4%-0.5%13.8%-1.6%-4.4%11.9%
Móveis e eletrodomésticos0.4%-17.6%-7.0%-1.2%-21.2%-4.8%
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos3.2%7.8%9.8%2.4%2.6%10.4%
Livros, jornais, revistas e papelaria2.4%-6.7%-16.9%0.0%-14.1%-21.2%
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação-2.0%-6.7%-2.0%-0.1%-5.6%-2.7%
Outros artigos de uso pessoal e doméstico-5.7%-6.0%12.7%1.2%-2.6%13.7%
Varejo ampliado0.3%-2.7%4.5%0.7%-2.9%5.1%
Veículos, motocicletas, partes e peças1.2%0.3%14.9%0.8%1.7%15.1%
Material de construção-1.4%-8.3%4.4%0.5%-4.0%6.6%
Fonte: IBGE
Elaboração: BRCG
Gráfico 1: Vendas no varejo (dez/19=100, ajustado sazonalmente)