08/06/2021
As vendas no varejo surpreenderam positivamente em abril, tanto na métrica restrita como na ampliada, sugerindo um forte desempenho do consumo no início do segundo trimestre. O varejo restrito avançou +1,8% no mês, consistente com uma expansão anual de +23,7%. Ambos os resultados foram muito superiores à mediana das expectativas de mercado, levando o acumulado em 12 meses a uma expansão de +3,6%. O varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) também surpreendeu positivamente, com expansão de +3,8% mensal e +41,0% anual, levando a um crescimento de +3,5% no acumulado em 12 meses. Os detalhes da divulgação mostraram crescimento generalizado das vendas na margem, com exceção de hipermercados e supermercados. Os resultados de abril confirmaram a pouca “elasticidade-sanitária” do varejo nesta segunda onda da Covid; alinham-se os vetores para uma nova revisão positiva do crescimento no segundo trimestre do ano.
As vendas no varejo surpreenderam positivamente em abril, tanto na métrica restrita como na ampliada, sugerindo um forte desempenho do consumo no início do 2o trimestre. O varejo restrito avançou +1,8% no mês, consistente com uma expansão anual de +23,7%. Ambos os resultados foram muito superiores à mediana das expectativas de mercado (respectivamente -0,3% e +18,4%), ressaltando que houve revisão negativa dos resultados de março (-1,1% mensal e +2,2% anual, frente a números anteriores de, respectivamente, -0,6% mensal e +2,4% anual). O forte resultado anual é consequência direta do efeito base gerado pela eclosão da Covid em 2020; no acumulado em 12 meses, a expansão acumulada do varejo restrito acelerou para +3,6% (tabela 1). Na métrica mensal, todas as categorias registraram expansão, à exceção de “hipermercados e supermercados” (-1,7% mensal e -1,8% anual). Os principais destaques positivos ocorreram em “móveis e eletrodomésticos” (+24,8%), vestuário (+13,8%) e “equipamentos para escritório, informática e comunicação” (+10,2%).
Pesquisa Mensal de Comércio | ||||||
abr-21 | mar-21 | |||||
MsM | AsA | ac. 12m | MsM | AsA | ac. 12m | |
Varejo restrito | 1,8% | 23,7% | 3,6% | -1,1% | 2,2% | 0,7% |
Combustíveis e lubrificantes | 3,4% | 19,9% | -7,4% | -5,4% | -1,4% | -10,5% |
Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo | -1,7% | -1,8% | 2,6% | 3,3% | -3,9% | 3,2% |
Tecidos, vestuário e calçados | 13,8% | 300,7% | -15,0% | -16,1% | -14,7% | -24,0% |
Móveis e eletrodomésticos | 24,8% | 71,3% | 16,4% | -21,3% | 11,8% | 10,0% |
Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos | 0,9% | 34,0% | 12,1% | -0,4% | 11,8% | 8,9% |
Livros, jornais, revistas e papelaria | 3,8% | 96,0% | -36,4% | -4,7% | -19,6% | -41,8% |
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação | 10,2% | 47,4% | -9,3% | -9,9% | -0,5% | -14,9% |
Outros artigos de uso pessoal e doméstico | 6,7% | 104,4% | 13,7% | -5,8% | 30,1% | 5,4% |
Varejo ampliado | 3,8% | 40,9% | 3,5% | -5,0% | 9,8% | -1,1% |
Veículos, motocicletas, partes e peças | 20,3% | 131,8% | -3,7% | -19,8% | 27,0% | -12,8% |
Material de construção | 10,4% | 44,4% | 21,1% | -10,2% | 33,4% | 16,1% |
Fonte: IBGE | ||||||
Elaboração: BRCG |