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Vendas no varejo (fev/22) – Surpresas positivas em meio a condições desafiadoras

13/04/2022

Bottom line: As vendas no varejo surpreenderam positivamente em fevereiro, tanto no indicador restrito como no ampliado, com revisões nas séries históricas que melhoraram os resultados do início de 2022.  A despeito das surpresas positivas no primeiro bimestre do ano, não vemos evidência de sólida retomada das vendas em meio a condições de contorno que continuam bastante desafiadoras.

As vendas no varejo surpreenderam positivamente em fevereiro, tanto no indicador restrito como no ampliado, com novas revisões da série histórica que melhoraram os resultados de janeiro (que, lembremos, já haviam sido superiores ao esperado pelo mercado, mesmo que dentro de um cenário geral de fraqueza das vendas). O varejo restrito avançou +1,1% no mês, resultado consistente com uma expansão interanual de +1,3%. Ambos os resultados foram bastante superiores às expectativas de mercado (respectivamente +0,3% e -1,3%), ampliando a expansão acumulada em 12 meses para +1,7% (tabela 1). Note-se que a leitura mensal de janeiro foi revista de expansão de +0,8% para expansão de +2,1%, com o desempenho interanual melhorando de -1,9% para -1,5%. Ao contrário do (inicialmente) ocorrido em janeiro, as aberturas do varejo restrito trouxeram uma composição mais positiva neste mês: com exceção de “Artigos farmacêuticos”, todas as atividades mostraram expansão mensal das vendas. Destacaram-se, em específico, os comportamentos de “hipermercados e supermercados”, “vestuário” e “móveis e eletrodomésticos”, mostrando vigor no decorrer do mês.
O varejo ampliado (que inclui material de construção e veículos, partes e peças) também surpreendeu positivamente, com expansões de +2,0% na margem e +0,3% interanual – ambos os resultados sensivelmente maiores do que as expectativas de mercado (respectivamente, +1,1% e -1,5%). Note-se que as vendas e veículos registraram forte expansão de +5,2%, depois de queda relevante de -6,6% em janeiro. Material de construção, por sua vez, manteve-se em contração, sugerindo fraqueza na demanda setorial neste início de 2022. Em 12 meses, a expansão do varejo ampliado acelerou marginalmente para +4,8% (tabela 1), ajudando a reforçar o tom mais positivo das divulgações de fevereiro.
Ainda que melhores do que o esperado, os resultados do primeiro bimestre não representam uma evidência sólida de retomada das vendas aos consumidores; em nível (ajustado sazonalmente), tanto o varejo restrito como o varejo ampliado estão oscilando em torno do pré-pandemia desde o início do segundo semestre de 2021 (gráfico 1). As condições de contorno da economia permanecem desafiadoras, e não sugerem retomada robusta do varejo adiante. 
Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)
Gráfico 1: Vendas no varejo (dez/19=100, ajustado sazonalmente)