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Vendas no varejo (mar/23): Consumo surpreende no início de 2023

17/05/2022

Bottom line: Os indicadores de vendas no varejo surpreenderam positivamente em março, confirmando um desempenho melhor do consumo no primeiro trimestre do ano. Há evidente viés de alta para a nossa projeção de crescimento do PIB de +0,6% em 2023, com boas notícias concentradas no início do ano.

Dando sequência às notícias positivas já observadas na pesquisa mensal de serviços, as vendas no varejo restrito avançaram +0,8% em março, desempenho consistente com uma expansão interanual de +3,2%. Os resultados foram sensivelmente mais elevados do que as expectativas de mercado (respectivamente em -0,2% +1,2%), mas, mesmo assim, a expansão acumulada em 12 meses do varejo restrito oscilou para 1,2% (tabela 1). A composição do resultado mensal não foi tão positiva, com importantes categorias mostrando contração na margem (como combustíveis e vestuário). Ainda assim, em nível (ajustado sazonalmente), o varejo restrito confirmou uma leve tendência de alta no decorrer do 2023.T1 (gráfico 1).

Já o varejo ampliado (que inclui material de construção, veículos, partes e peças e, desde o início de 2023, vendas no “atacarejo”) registrou expansão marginal de +3,6% em março, desempenho consistente com crescimento interanual de +8,8%. O resultado foi muito superior ao esperado pelo mercado (respectivamente, -0,2% e +2,3%), reduzindo a contração acumulada em 12 meses a -0,2% e com forte participação das vendas automotivas (tabela 1). Na série em nível, ajustado sazonalmente, observamos importante aceleração relativa do varejo ampliado (gráfico 1) – e isso, associado ao desempenho dos serviços (discutido em outro flash), sugere um viés de alta para a atividade no início de 2023.

Em resumo, os indicadores de alta frequência do 2023.T1 sugerem uma reaceleração do consumo, seja em serviços ou em bens – e, especialmente, nos indicadores do varejo ampliado (gráfico 2). Faremos uma revisão da nossa projeção de crescimento do PIB ao fim desta semana, com a divulgação do IBC-Br de março, mas já parece evidente que o crescimento projetado de +0,6% em 2023 será revisto para cima, com boas notícias concentradas no início do ano.

Tabela 1: Pesquisa mensal do comércio (PMC)

Gráfico 1: Vendas no varejo (dez/19=100, ajustado sazonalmente)

Gráfico 2: Indicadores de atividade em alta frequência (dez/19=100, ajustado sazonalmente)